sábado, 20 de outubro de 2012

Como ver e ouvir a Deus?


Discípulo: "Qual é o obstáculo que me detém e me impede de chegar a esse estado (o estado de ouvir e ver a Deus de modo suprassensível)?"

Mestre: "Na verdade, nada senão tua própria vontade e visão te impedem de alcançar esse estado suprassensível do qual provieste; pois caíste e segues à deriva. Com tua própria vontade, te desvias da Visão de Deus. Enquanto enxergares apenas com tua vontade, estarás cego à Vontade Divina. Tua vontade detém em ti a audição divina, fazendo-te surdo a Deus, conduzindo-te às coisas terrestres e materiais, exteriores a ti, conduzindo-te às coisas terrestres e materiais, exteriores a ti. Então, obscurecido pelos objetos de teu desejo, ficas cativo da natureza, atas-te com tuas próprias cadeias e manténs-te em tua própria e escura prisão, que tu mesmo fizeste, e não te podes livrar e chegar ao estado sobrenatural e suprassensível."

Discípulo: "Mas uma vez que estou na natureza, aprisionado por minhas próprias cadeias e minha própria vontade natural, peço que me digas de que maneira, estando na natureza, posso chegar a esse plano sobrenatural, sem destruí-la?"

Mestre: "Três coisas são necessárias: a primeira, que resignes tua vontade à de Deus e te lances no abismo de Sua misericórdia; a segunda, que odeies tua própria vontade e não faças nada daquilo a que ela te conduz; a terceira, que te inclines pacientemente sob a cruz, submetendo-te a ela de coração, para que possas resistir às tentações da natureza e da criatura. Se assim o fizeres, Deus falará em teu interior e conduzirá tua resignada vontade para Si, para o plano sobrenatural, e então escutarás o que o Senhor fala em ti."

Discípulo: "Estas são duras palavras, mestre, pois para fazer isso, teria de renunciar ao mundo e à minha vida."

Mestre: "Não te desalentes com isso. Se renunciares ao mundo, chegarás àquilo a partir do qual o mundo foi feito. Se perderes tua vida, encontrarás a vida n'Aquele pelo qual renunciastes a ela; tua vida estará em Deus, de quem proveio para entrar em teu corpo. À medida que teu próprio poder tornar-se fraco e começar a morrer, o poder de Deus agirá em ti e através de ti."

Jacob Boehme, A Sabedoria Divina.

*Lembrando que Boehme é um autor bastante suspeito e gnóstico. Ler com advertência ou, se não tiver firmeza da Fé Católica, nem ler.

Nenhum comentário: