sábado, 16 de fevereiro de 2013

Para progredir na vida interior, é preciso desapegar-se de modismos pessoais



Falando dos que são orientados em seu esforço pelo gosto e a estima que têm pela sua própria e autodirigida atividade, João da Cruz mostra que é precisamente esse apego à sua própria maneira de rezar e meditar que impede seu crescimento na vida espiritual.

Quanto mais espiritual for alguma coisa, mais enfadonha acham-na. Pois como procuram tratar das coisas espirituais com completa liberdade e de acordo com a inclinação de sua vontade, causa-lhes tristeza e repugnância entrar no caminho estreito que, diz o Cristo, é o caminho da vida.

João da Cruz supõe aqui uma total contradição entre o que é autenticamente espiritual (portanto simples e obscuro) e o que parece a essas pessoas ser espiritual porque isso as excita e estimula psicologicamente.

Deus conduz essas pessoas ao caminho da vida privando-as da luz e consolação que procuram, impedindo seus esforços, tornando-as confusas e privando-as das satisfações que procuram alcançar por seus próprios esforços. Assim bloqueadas e frustradas, incapazes de prosseguir com seus costumeiros projetos, encontram-se num estado muito doloroso em que seus desejos, a estima de si mesmas, sua presunção, agressividade, e assim por diante, são sistematicamente humilhados. E, o que é pior, não conseguem compreender como isto aconteceu! Não sabem o que lhes sucede. Aqui é que devem decidir, ou continuar no caminho da oração sob a secreta orientação da graça, na noite da fé pura, ou, então, voltar a uma forma de existência na qual podem desfrutar rotinas habituais e conservar um senso ilusório de sua própria e perfeita autonomia em domínios que lhes são inteiramente familiares sem ter de permanecer sujeitos à obediência da fé nessas circunstâncias desagradáveis e desconcertantes próprias à “noite escura”.

Diz São João da Cruz que Deus leva essas pessoas à escuridão –

... aí desmamando-as Deus de todos os sabores e gostos, por meio de fortes securas e trevas interiores, tira-lhes todas estas impertinências e ninharias; ao mesmo tempo, faz com que ganhem virtudes por meios muito diferentes. Por mais que a alma principiante se exercite na mortificação de todas as suas ações e paixões, jamais chegará a consegui-lo totalmente, por maiores esforços que empregue, até que Deus opere passivamente nela por meio da purificação da noite.

Thomas Merton, Poesia e Contemplação

2 comentários:

Anônimo disse...

Admiring the hard work you put into your website and detailed information you present.
It's awesome to come across a blog every once in a while that isn't the same old rehashed information.
Wonderful read! I've bookmarked your site and I'm adding your
RSS feeds to my Google account.

Look into my blog post how to buy a car with bad credit

Anônimo disse...

Ford has completely redesigneԁ the interior
and tweaked the outѕidе sο that it can compete agаinѕt thе 2010 Camaro.

The LS and the ECO come standаrd with a
mаnual transmіѕsion and the others cоmе
standard with аn automatic. The carѕ weгe all being shown аt
the local highschool.

Also νіsit my ωeb page ... buy car bad credit