quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Homilia Gnóstica??


Tenho, ultimamente, contado de algumas experiências desagradáveis que tenho tido com relação ao trato que certos católicos dão à liturgia e a algumas questões doutrinárias. Pois bem, aqui vai mais uma...

Ontem, graças a Deus, tivemos Santa Missa. O padre, que eu não conhecia, parecia simpático, mas falou algo estranhíssimo na homilia.

Discorrendo a respeito do mal, arriscou dizer algo deste tipo: “a Santa Igreja coloca o mal quase que à mesma altura de Deus. A diferença entre um e outro é que Deus nos ama” (???)

Obviamente, a Santa Igreja nunca disse tal coisa. Depois, o padre parece, aqui, conceber a existência de dois princípios opostos, substanciais, e de mesma força, apenas com uma diferença: o bem nos ama. Gnose? É... parece que sim.

Teria o padre convicção do que disse? Ou teria sido algum tipo de afirmação descuidada? Talvez os dois....rs...

Só fico a me perguntar: o que estão a aprender os religiosos e padres nos conventos e seminários?

Vejo uma semelhança entre isto e o que aconteceu na faculdade de filosofia que eu frequentava: assim como lá, onde se doutrina o Marxismo, puseram um ignorante (no verdadeiro sentido da palavra) pra ensinar Filosofia Medieval, com o intuito, talvez, de providenciar para que o conhecimento metafísico dos alunos fosse tão medíocre ao ponto de não perceberem qualquer problema no materialismo, assim também o discurso de certos padres, enquanto não mudar, não apresenta qualquer ameaça para o mundo e seus sofismas. Não é à toa, então, o abandono de Sto Tomás dos seminários, e sua substituição pelo ingênuo Descartes, como Léon Bloy o define, juntamente com outros pseudo-filósofos modernos. Não, realmente não é à toa. Se não há um sujeito humano desta ação (teoria que parece indefensável), há, ao menos, um personagem infernal por trás da mudança funesta. Trocar Filosofia por certos textinhos acadêmicos dá nisso. No fim, tem-se um diploma que, como diz o Olavo de Carvalho, mais não é que um atestado de ignorância que permite dizer abobrinhas com cara de esperto.

Aiai...

Fábio Luciano

Nenhum comentário: