terça-feira, 23 de março de 2010

Ocupações e Quietude...

Nestes dias, ando um tanto atarefado. O dia está repleto, graças a Deus, e tenho tido pouco tempo de escrever aqui, embora, para a minha surpresa, ainda que as visitas sejam sempre poucas, são, porém, perseverantes. Claro que não sei se são as mesmas pessoas que vêm sempre aqui.

Recebi um e-mail de um leitor que afirmava sempre vir neste sítio. Dizia ele que, quando via que eu nada havia escrito de novo, relia então uma postagem antiga. Uma tal declaração só me deixa feliz, pois me faz perceber que, embora o meu pouco trato com estas questões espirituais, há pessoas que gostam do que eu escrevo e posso, dessa forma, ser um canal, ainda que modesto, da graça de Nosso Senhor.

Quero, pois, por meio desta postagem, explicar-me pelo fato de ter escrito pouco neste blog. Ando ocupado. Ensaiamos para um musical que acontecerá agora na Semana Santa... Passamos a ensaiar seis dias por semana; isto porque na quarta há o Grupo Anjos de Adoração, e não há como ensaiar. Mas já há dois domingos que tomamos, nos dois horários, para nos dedicarmos a isto.

A primeira vez que encenamos a Paixão do Senhor foi em 2006, e desde aquele tempo, uma das minhas preocupações a este respeito era de que os ensaios nos agitassem e dispersassem do espírito da Quaresma. E isto não é o objetivo... Ao contrário, nossos esforços podem e devem se incluir no conjunto de práticas espirituais, na mortificação, na negação do próprio comodismo e na doação a Nosso Senhor. Ensaiar uma vez por semana pode ser um tipo de descontração.. Mas ensaiar seis vezes exige-nos, com certeza, renúncias. Seja como for, depois de dois anos eu havia me decidido a nunca mais fazê-lo.. Porém, neste ano, eis-me de novo. E seja como Deus quiser...

Reforço somente o seguinte: todo tipo de agitação é desinteressante, o que, obviamente, não significa que necessitamos estar parados todo o tempo, mas, antes, que ter certas ocupações não implica necessariamente em agitar-se. A quietude, a solidão interior devem ser exercitadas, juntamente com outras práticas. Tais coisas são maturadas pela experiência e importa buscá-las. Para tal, é importante uma muito boa orientação, a ajuda de leituras espirituais corretas, e um coração puro, pobre, reto na intenção...

Que Nosso Senhor nos ensine...
A vida de santidade é o que mais ansiamos e, no entanto, o que mais resistimos.
Que a Virgem Maria nos conduza pela mão.

Pax et Bonum.

Fábio.

4 comentários:

Bruno César disse...

Salve Maria!

Só uma pergunta, no musical você canta, toca ou coordena?

Espero que dê tudo certo!

Abraço.

Fábio Graa disse...

Bruno César, Salve Maria

No musical eu canto, toco, e coordeno juntamente com mais duas pessoas.

Obrigado pela força.
Reze por nós.

Pax et Bonum.

Bruno César disse...

Salve Maria!

Fábio, eu gostei mais do novo template desse blog do que do GRAA!

Tá tudo bem contigo?!

Só mais uma coisa que eu ia falar é que achei que você iria postar algum video do musical ou algo do gênero, tbm estudo canto(erudito), e piano...!

Um grande abraço!

=]

Fábio Graa disse...

Bruno César, a paz, meu caro..

Sobre o template. Eu também gostei muito deste template. Quanto ao do GRAA, aquele foi o mais próximo que encontrei do que pretendia. Testei vários outros, mas não ficou muito legal. O que mais me incomoda nele é que as letras dos títulos das postagens são muito grandes e, no local de configuração, dá pra mexer em todas as outras fontes, menos nela...

Vou manter um pouco este template. Ainda falta organizar algumas coisas... Mas não fica anulada a possibilidade de eu vir a trocar de novo... Estou estudando isso.

Sobre o musical:
No segundo dia de apresentação, houve quem gravasse... Até demos uma entrevista num dia à parte. Mas até essas horas, não ouvi nada a respeito. Creio que ainda não esteja pronto... Então, nem tenho como disponibilizar algo, a não ser fotos do evento e, também, as músicas em áudio...

Hum.. Então és músico também. Acho piano muito bonito e admiro muito a música erudita. Tenho vontade de estudar violão clássico, mas, por ora, ando sem tempo e sem dinheiro..rs..

Eu toco flauta doce, também...
Mas não pratico sistematicamente.
Vez em quando é que pego..rs..

Abraço, meu caro.