domingo, 20 de março de 2011

Nada deve ser preferido ao serviço de Deus

 
Joseph Ratzinger

Operi Dei nihil praeponatur: "nada deve ser preferido ao serviço de Deus" (S. Bento Abade)

O Senhor é sempre o principal. Tudo vem depois, como o próprio Cristo disse: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo" (Mt 6,33).

Essa idéia representava para Bento um critério inteiramente prático, pois é natural que freqüentemente nos surjam dúvidas. Diante do caso concreto, perguntamo-nos: isto não terá prioridade? E a resposta é "não"! Nada pode ser mais urgente do que dispor de tempo para Deus, pôr-se a seu serviço. Se o fizermos, o resto acabará por encontrar o seu ritmo adequado. Dispor de tempo para Deus sempre deve ter a precedência em tudo o que fazemos.

Se refletirmos sobre o modo como encaramos o mundo, teremos de reconhecer que, na realidade, fazemos justamente o contrário. Para nós, vale o inverso: Operi Dei quaecumque res praeponatur, "qualquer coisa deve ser preferida ao serviço de Deus". Todas as outras coisas são mais importantes e devem ser feitas primeiro. Primeiro precisamos resolver os nossos problemas, todas essas coisas urgentes e preocupantes que temos entre mãos. Depois, quando isso tiver sido feito, poderemos até encontrar um pouco de tempo para Deus.

É algo que parece evidente, tendo em conta a urgência das nossas angústias e dos nossos desejos. Mesmo assim, está tudo errado; porque sempre aparece mais alguma coisa a fazer, e Deus acaba por ser empurrado para fora da nossa vida. já não lhe permitimos entrar no nosso tempo. Não temos mais tempo para Ele, e o resultado é que o nosso tempo se torna vazio de Deus, e com isso simplesmente vazio. O nosso tempo gira no vazio, e acabamos por já não saber para que existimos, de onde a nossa vida poderá tirar o seu sentido, a sua grandeza e a sua coerência - porque toda a ordem das coisas está invertida, porque declaramos que a única coisa importante não tem importância e nos colocamos nós mesmos em primeiro lugar, sem levar em conta que toda a importância que possamos ter vem dEle.

Buscai primeiro o Reino de Deus. Deus em primeiro lugar.

Joseph Ratzinger, Homilias sobre os santos.

Nenhum comentário: