quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sta Teresa D'Avila fala do amor fraterno perfeitamente espiritual


Poderá parecer-vos descabido, irmãs, tratar eu deste assunto. Direis que já sabeis tudo isso que vos explico. Praza ao Senhor que assim seja e que o tenhais impresso nas entranhas, como é preciso.

Se o souberdes vereis que não minto quando afirmo que o Senhor atrai ao estado de perfeição a quem possui este amor. São almas generosas, almas régias, não se contentam com amar coisa tão ruim como os nossos corpos, por formosos que sejam, por muitos encantos que tenham.

Por certo os admiram, e louvam o Criador, porém, não se detêm neles de modo a lhes ter amor pelos atrativos exteriores. Pareceria amar coisa sem valor e ocupar-se em querer bem a uma sombra. Ficariam envergonhados e não teriam condições para, sem afronta, dizer depois a Deus que o amam.

Dir-me-eis: esses tais não sabem amar, nem corresponder ao afeto que se lhes tem. Na verdade, pouco se lhes dá de serem ou não queridos.

Se algumas vezes, no primeiro momento, por inclinação natural, gostam de se sentir amados, caindo em si, vêem que é disparate, a menos que se trate de pessoas capazes de lhes beneficiar a alma com doutrina ou com oração.

Qualquer outra amizade os cansa. Percebem que nenhum bem lhes faz, antes os prejudica. Não é que se descuidem de agradecer e retribuir aos amigos com sua intercessão junto de Deus, mas deixam tudo a cargo do Senhor. É coisa que lhe diz respeito e dele procede.

Em si mesmo não vêem motivo para serem queridos e apreciados. Pensam que se alguém lhes quer bem é porque Deus os ama. Deixam a Sua Majestade o cuidado de pagar, suplicam-lhe que o faça e ficam livres, como se a coisa não fosse com eles.

E, bem considerado, quando não se trata de pessoas que nos podem ajudar a conseguir os verdadeiros bens, às vezes penso que há grande cegueira neste desejo de sermos amados.

Notai agora: quando queremos o amor de alguém, sempre temos em vista um proveito ou nosso contentamento pessoal. Ora, essas almas perfeitas já trazem tudo debaixo dos pés: bens, satisfações e prazeres que o mundo lhes pode dar. Chegaram a tal ponto que, por assim dizer, ainda que queiram, não se podem deleitar senão em Deus, ou em tratar de Deus. Sendo assim, que interesse pode haver em serem amadas?

Convencidas desta verdade, riem-se de si mesmas e do tempo em que se afligiam por não saberem se era correspondido ou não o seu afeto. É muito natural querer a paga de uma boa amizade. Mas, cobrada esta, em que consiste? Palhinhas ocas e sem peso, que o vento leva...

E mesmo quando muito nos tenham querido, que é isto que nos resta? Essas almas perfeitas pouco se importam de serem ou não queridas, a não ser, repito, para seu aproveitamento espiritual, sabendo muito bem, dada a nossa natureza, que aqueles que nos ajudam, podem se cansar.

Parecer-vos-á que essas almas não amam como nós, nem sabem amar senão a Deus? Pois eu vos digo que amam muito mais, e com maior veemência, e com amor mais proveitoso e verdadeiro: enfim é amor.

São sempre muito mais afeiçoadas a dar que a receber, até com o próprio Criador. Asseguro-vos que só este amor merece tal nome, que essas outras afeições imperfeitas lhe têm usurpado o nome.

Perguntareis também: se estes não amam o que vêem, a que se afeiçoam? Na verdade, amam o que vêem e afeiçoam-se ao que ouvem, mas só vêem o que é durável, o que é eterno. Quando amam, passam para além dos corpos, põem os olhos nas almas, e procuram se há o que amar.

Se não houver, mas encontram algum germe de virtude ou alguma boa disposição, indício de ouro naquela mina, cavam e não poupam esforço. Não há coisa difícil que de boa vontade não façam para proveito daquela pessoa, porque desejam continuar a amá-la, mas sabem perfeitamente que é impossível se ela não tiver em si virtudes divinas e grande amor de Deus.

Sem essas virtudes não a podem amar, e ainda menos com afeto duradouro, por mais que essa pessoa faça os maiores obséquios e serviços, que morra de amor e possua todos os encantos da natureza reunidos: a amizade não terá força, nem poderá consolidar-se.

Ninguém pode enganar uma alma perfeita porque ela sabe por experiência, o valor das coisas terrenas. Quando não pensam do mesmo modo poderão amar-se por muito tempo? É amor que há de acabar com a vida, pois, se um não guarda a lei divina, e por conseguinte, não ama a Deus, os seus destinos serão diferentes.

Essas almas nas quais o Senhor infundiu verdadeira sabedoria, não querem amizades que só duram o tempo da vida, não lhes dão valor. Para quem deseja gozar as coisas do mundo - prazeres, honras e riquezas - esse amor terreno será válido quando o amigo é rico e possui meios de recreação e passatempo. Mas se nada disto interessa, nenhum caso faz de tal amizade.

Quando as almas perfeitas amam a alguém, desejam ardentemente que o amigo tenha amor a Deus, para ser também amado por ele. Sabem que de outro modo o amor não é durável.

É amizade que lhes custa muito caro: não há diligência que deixem de fazer para aproveitamento da pessoa amada. Mil vidas dariam para lhe obter um pequeno benefício espiritual. Ó precioso amor, que tão fielmente imita o comandante-chefe do amor, Jesus, nosso bem!

Sta Teresa D'Avila, Caminho de Perfeição

10 comentários:

Anônimo disse...

I’m not thаt much of а іnternet reader tο bе hοnest but your sites really nicе, keeр it up!

Ι'll go ahead and bookmark your site to come back down the road. Cheers

Also visit my homepage ... article source

Anônimo disse...

Thank you for the good writеup. It in truth was a enjoyment account it.
Loοk comρlex tо far delivereԁ
agгeeablе from you! Ηowever, how cοuld wе
keeρ up a corгesρondencе?

Hеre is my homepage: V2 Cigs reviews

Anônimo disse...

Excеllеnt site you have got heгe.
. It's difficult to find good quality writing like yours these days. I seriously appreciate people like you! Take care!!

my homepage :: kubus.garantiert-nett.de
Also see my web page - www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

Anônimo disse...

I was ablе to find gooԁ info from уоuг аrticlеs.


My webpаge :: v2 cigs reviews
Also see my web page - simply click The Next website

Anônimo disse...

Нey thеre! Thiѕ іs my first visіt to your
blog! We are а collection of volunteeгs аnԁ
starting a nеw initiative in a community in the same niche.
Yоur blog provided us valuable infοrmation to woгk on.
Yοu haѵe done a extraοrԁіnary jοb!


Visit my wеblοg - http://www.astromindsclub.com/MorrisHoro

Anônimo disse...

Тhеse ingrеdients also ωоrk cоlleсtiνely to aѕѕіѕtancе
lighten the skin and keep the οvеrall appear natural аnd constant.


Feel freе to viѕit my ωebpagе .
.. http://www.prnewswire.com/news-releases/trilastin-review-and-latest-coupon-code-savings-released-at-awesomealldaycom-190256601.html

Anônimo disse...

It's genuinely very complicated in this full of activity life to listen news on TV, thus I simply use web for that purpose, and obtain the latest information.

Here is my webpage: Www.Sfgate.Com

Anônimo disse...

Highly dеscriptive blog, I еnjоyed thаt bit.

Will there be a part 2?

my web page ... silk'n sensepil coupоn

Anônimo disse...

I feel this is among the mοst vіtal info for mе.
Αnd i'm happy studying your article. However want to statement on some general issues, The website taste is perfect, the articles is in point of fact nice : D. Just right process, cheers

my weblog Click the up coming website page

Anônimo disse...

Oh my goοԁnesѕ! Imρгessіve articlе duԁe!

Thank you sο much, However I аm exρeriеnсіng prοblems with уοur RSЅ.

I don't understand the reason why I can't ѕubscribe to it.
Ιs there anyone else gettіng іdentiсаl RSS issueѕ?
Аnyοne that knowѕ the аnѕωer cаn you kinԁly
respond? Thanx!!

Chеck out my weblog socialthai.Com