terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sobre amor e amizade

No conjunto das relações interpessoais, a amizade é o pressuposto do romance. Isto não significa que, em toda relação amorosa, uma longa e duradoura amizade preceda a união. Às vezes, o intento é o amor, desde o início. No entanto, há sim uma anterioridade, ainda que não necessariamente temporal, da amizade com relação ao namoro. Mesmo quando ambos existem simultaneamente, a amizade é como o sustentáculo de tudo. Um casal de namorados é um bom casal quando, por baixo de seu amor, está uma sólida amizade. É somente a partir desta que algo mais intenso e mais único pode ser construído. Um namoro que não se fundamentasse na amizade seria como uma construção sem alicerces. Meramente estética, aparentemente conveniente, mas sem firmeza. 

Se o aceitamos, vemos como é triste quando, por um amor, alguém trai ou abandona uma amizade. Ainda que amor e amizade não sejam dedicados à mesma pessoa, nem por isso eles necessariamente se opõem. Se por causa de uma nova relação surge a exigência de se abandonar um amigo, tal exigência não será legítima, e a satisfação desta condição assemelhar-se-ia à de quem, para obter uma promoção no emprego, tivesse de esquecer a mãe. No entanto, isto costuma ser feito sem muito remorso. Basta uma pequena dose de egoísmo para rapidamente falsearmos as coisas na sua natureza. Com um pouquinho de esforço, e um ato de covardia se veste de heroísmo. 

Isto não significa que a amizade deve se tornar um tipo de prisão, e que a pessoa deve submeter-se, antes de tudo, aos caprichos de seu amigo. Não; isso sequer seria fidelidade. Vezes haverá em que, por culpa do próprio amigo, a relação será desfeita. Porém, quando tal condição não foi posta pelo amigo, e ainda assim, o outro optou por abandoná-lo sob o pretexto de “ir ser feliz”, que falsa concepção de amizade se tinha! É semelhante a Pedro ao dizer: “não o conheço...” Que amor alguém teria pela família se, para conseguir uma bolsa de estudos fora, tivesse de renegá-la? Esse é o tipo de atitude descrita na frase: “quem quiser ganhar a sua vida...” Que Deus, nosso Senhor, por Sua Cruz e por Quem é, jamais mo permita.

Nenhum comentário: