quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Assumir o caráter de Cristo



A vida cristã é simplesmente um processo de ter o seu caráter natural transformado no caráter de Cristo e  este é um processo contínuo por dentro. Os desejos mais privados e os pontos de vista de alguém são as coisas que têm que ser mudadas. É por isso que incrédulos reclamam que o Cristianismo é uma religião muito egoísta. "Não é muito egoísta, é até mesmo mórbida", eles dizem. "Estar sempre pensando apenas no seu próprio umbigo, ao invés de pensar na humanidade."

Agora, o que um Sargento diria a um soldado que tinha um rifle sujo e quando lhe mandaram limpá-lo, respondeu: "Mas Sargento, não é muito egoísta, até mesmo mórbido, estar sempre limpando o interior de seu próprio rifle, ao invés de pensar nas Nações Unidas?" Bem, não precisamos nos preocupar com o que o Sargento diria, na verdade. Você entende?

O homem não será muito útil para as Nações Unidas se seu rifle não estiver pronto pra atirar. Da mesma maneira, pessoas que ainda estão agindo pelos seus antigos caráteres naturais não farão um bem real e permanente para as outras pessoas. Deixe-me explicar isso.

A História não é apenas a história de pessoas más fazendo coisas ruins. É na maior parte uma história de pessoas tentando fazer coisas boas. Mas de alguma maneira algo deu errado.

Veja a expressão "Frio como caridade". Como base em que, dizemos isso? Na experiência. Não aprendemos o quão antipáticas, autoritárias, conceituadas, pessoas caridosas frequentemente são? E ainda, centenas e milhares delas começaram realmente ansiosas para fazer o bem.

E quando elas fizeram isso, de alguma forma não foi tão bom quanto deveria ter sido. A velha estória: "O que você é resulta o que você faz." Uma macieira que não pode produzir maçãs comestíveis. Enquanto o caráter antigo estiver lá, sua mancha estará sobre tudo o que fizermos. Nós tentamos ser religiosos, e nos tornamos fariseus. Tentamos ser agradáveis, e nos tornamos autoritários. Serviço social termina em formalidade burocrática. Altruísmo se torna uma forma de se exibir.

É claro que eu não quero dizer que nós devemos parar de progredir e tentar ser o melhor que podemos. Se o alimento do soldado é o bastante para entrar na batalha com um rifle sujo, ele não deve fugir.

Mas eu quero dizer que a cura real é mais profunda. Fora de nós mesmos, mas em Cristo, nós devemos ir. A mudança não acontecerá de repente para a maioria de nós, e eu devo admitir que para a maioria dos cristãos será apenas o começo até o fim de nossas vidas presentes. Mas há alguns que vão mais adiante até mesmo antes destes, longe bastante para que se possa ver isto.

Seus rostos e vozes são diferentes. Quando você se encontra com eles, você sabe que está competindo com algo que, de certa forma, começa onde você pára. Algo mais forte, mais calmo, mais feliz, mais vivo que a humanidade comum.

C.S. Lewis

Nenhum comentário: